Escolher uma profissão é sempre um momento delicado. Normalmente isso acontece na adolescência, em um momento de muitas mudanças. Para complicar um pouco mais esse processo que não é simples, ainda estamos vivendo em uma pandemia. Para essa fase da vida ficar mais fácil, é preciso lidar com as consequências dessa nova realidade e compreender os desafios que isso traz.
Antes de mais nada, é fundamental ressaltar que mudanças acontecem ao longo da vida e da carreira profissional. A escolha feita aos 17 anos não precisa ser definitiva. Dito isso, apesar da pandemia, as etapas da escolha profissional continuam as mesmas: autoconhecimento, conhecer a realidade das profissões e tomada de decisão.
É preciso destacar que conseguir identificar o que ou quem te influencia, suas habilidades, seus valores e interesses é o primeiro passo para fazer uma escolha segura.
No entanto, esse período de isolamento e distanciamento social ocasionou algumas mudanças no mercado de trabalho. Novas profissões surgiram e outras passaram a ter maior relevância nesse momento. Pesquise sobre as profissões em alta em 2021 e faça um filtro de acordo com os seus interesses e habilidades.
Mercado de trabalho pós pandemia e tendências: como são as profissões do futuro?
- Cada vez mais, teremos profissionais com menos funções manuais e repetitivas e mais profissões que precisem pensar, que precisem de pensamento crítico e sentimento. Ou seja, de tudo que é humano.
- Sistemas de informações, business inteligence, crescem cada vez mais. Mas para que as máquinas possam funcionar e de fato ajudarem o mercado a crescer e ser independente, pessoas são essenciais para criar essas máquinas e sistemas.
- Segundo a Forbes (2021), a profissão como Piloto de drone está com alta demanda e o profissional pode ser remunerado com salários altíssimos.
- A Revolução 4.0 está aí! Você já ouviu falar nela? Mudanças previstas (e outras não previstas) estão acontecendo cada vez mais rápido.
- Como a pandemia afetou o mercado de trabalho das profissões que você tem interesse? Leve isso em consideração!
- Como em qualquer outro momento da história, o mercado de trabalho valoriza ideias inovadoras para atender às necessidades/problemas da humanidade. Você tem alguma solução em mente?
No fim, a escolha da profissão é uma escolha pessoal, da qual devemos ter o maior nível de informações possíveis para realizarmos uma escolha segura e traçarmos um futuro que nos motive.
Nossa dica é: esteja aberto, em evolução, amplie suas possibilidades!
Se você está inseguro, procure a ajuda de um profissional. Realizar uma orientação profissional pode ajudar a tornar esse caminho mais tranquilo.