Esse é um período de muita insegurança e cobranças para aqueles que estão se preparando para uma prova. É preciso lidar com a comparação com os colegas, o medo de não passar no vestibular e com a mudança na rotina.
Se pararmos para pensar, é muita emoção para uma pessoa assimilar! Justamente por isso é comum vestibulandos apresentarem quadros de depressão e ansiedade. Então separamos algumas para ajudar a identificar os sinais!
Como identificar?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que apenas um psicólogo poderá fazer um diagnóstico completo. Porém, o próprio estudante ou pessoas próximas conseguem notar alguns indícios que mostram que ele precisa de ajuda.
– Sentir um medo excessivo ou vergonha de não passar no vestibular;
– Se isolar dos familiares ou amigos em prol dos estudos;
– Não se achar bom suficiente;
– Se sentir pressionado ou inseguro com a escolha do curso;
– Se cobrar muito ou ser muito cobrado;
– Perder o interesse por atividades que antes lhe eram prazerosas;
– Alteração no humor, no sono ou no apetite.
O que fazer?
O primeiro passo é identificar a intensidade desses sinais, quantos deles aparecem e o quanto eles estão te influenciando. Nesse momento, conversar com um amigo ou alguma pessoa de confiança sobre seus sentimentos ajudará a se sentir melhor.
Considere procurar a ajuda de um profissional. Ao falar com um psicólogo será possível organizar melhor as ideias. Além disso, será capaz de trabalhar a ansiedade e o estresse pré vestibular.
Procure um equilíbrio
Na fase do vestibular, mais do que qualquer outra, é muito importante saber administrar todos os pilares da vida de forma equilibrada. Manter uma alimentação equilibrada, sono regular, realizar atividades físicas e ter momentos de lazer para sua qualidade de vida e saúde mental.