Síndrome do impostor: como isso pode afetar sua carreira

Se sentir incapaz, duvidar da própria capacidade ou não se achar merecedor(a) podem ser sinais da síndrome do impostor. Entenda como esses sentimentos podem prejudicar sua vida profissional e pessoal.

A síndrome do impostor pode ser definida como um conjunto de sentimentos negativos que fazem com que as pessoas se cobrem demais e se sintam inaptas a receber algum tipo de reconhecimento pelos seus resultados. 

O indivíduo que sofre com isso sente medo constantemente de ser visto como uma fraude mesmo apresentando bons resultados. Está sempre questionando a própria inteligência, duvidam das suas habilidades e vivem uma angústia permanente. 

Quais são os impactos negativos?

Alguém que esteja sofrendo com isso pode ter impactos negativos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Dentre as consequências estão:

-Perder oportunidades de crescimento profissional por acreditar que não é merecedor(a);

-Perder prazos de entrega de trabalho por perfeccionismo exagerado;

-Intolerância aos próprios erros e dificuldade de perdoá-los;

-Autossabotagem;

-Autocrítica excessiva.

Como identificar?

Existem alguns sintomas recorrentes que auxiliam a identificar a síndrome do impostor, Confira os principais deles na lista abaixo:  

Sente que não merece: acredita que não merece uma promoção ou contratação, por exemplo. E muitas vezes acha que essas coisas só acontecem por uma questão de sorte.

Se sente uma fraude: acha que está onde está porque ninguém percebeu que não é apto para tão função. Sente que pode ser desmascarado(a) a qualquer momento. 

Não tolera erros: sempre busca alcançar a perfeição revisando tudo o que faz várias vezes. Quando erros acontecem não consegue perdoá-los. 

Autossabotagem: cria mecanismos para fugir de situações que não se sentem aptas e seguras em desempenhar um bom trabalho.

Como lidar com isso?

O primeiro passo é entender o que você está sentindo. Procure identificar as motivações das suas inseguranças. Se você perceber que esses sentimentos estão de alguma forma atrapalhando sua vida, seja ela profissional ou pessoal, procure por ajuda profissional. Não tente resolver tudo sozinho(a)! A psicoterapia pode te ajudar a lidar com esses sentimentos. 

Siga a gente nas redes sociais

× Como podemos te ajudar?