Com certeza você já ouviu falar sobre o Novo Ensino Médio. Aprovado em 2017 pela lei n°13.415/2017 esse é um projeto que propõe a reforma na grade curricular. Dentre as mudanças propostas estão: aumento de carga horária anual, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários informativos por parte dos alunos. Ou seja, cada aluno deverá escolher qual área do conhecimento gostaria de aprofundar.
Aumento de Carga Horária
Com esse novo modelo a carga horária mínima dos alunos passa de 800 horas anuais para 1000 horas por ano. Essa mudança faz com que as escolas incluam o período integral em sua grade para que essas horas sejam divididas durante os 200 dias do ano letivo.
Disciplinas obrigatórias
Dentro dessa nova carga horária 60% será destinada à disciplinas obrigatórias e 40% para os conteúdos eletivos que serão escolhidos de acordo com a preferência de cada aluno.
Itinerários Informativos
O projeto do novo ensino médio prevê que temas do mundo profissional sejam abordados desde o 1º ano, com isso os adolescentes precisam escolher qual a área do conhecimento que gostariam de aprofundar seus interesses.
Como se preparar?
Justamente para atender a essas novas necessidades, os alunos precisam explorar o autoconhecimento, suas principais habilidades e seus interesses. Para que então eles consigam, de forma consciente, fazer a escolha da área do conhecimento que gostariam de aprofundar.
Além disso, a escola tem um papel fundamental nesse processo! É preciso criar um espaço de diálogo com os estudantes para que eles sejam capazes de avaliar seus interesses e abram os horizontes para as possibilidades, e então consigam desenvolver seu projeto de vida.
Tanto a psicoterapia quanto o processo de orientação profissional podem auxiliar os jovens nessa tomada de decisão.