Como encarar o mundo profissional?

A vida profissional é feita de muitos desafios e um deles é como se sentir pronto para entrar no mercado de trabalho. Pensando nisso, separamos algumas dicas!

Recentemente demos uma entrevista para uma rádio e o tema da entrevista era orientação profissional e escolha profissional. Uma das perguntas era: “o que é necessário para estar pronto para o mercado de trabalho?” 

Se engana quem pensa que a resposta para essa pergunta é algo muito complexo, porque na verdade não é!  A maneira mais promissora para adquirir boas oportunidades dentro do mercado de trabalho é o estudo. Com relação a isso, abrimos um parênteses para ressaltar a importância do investimento, por parte dos governos, em políticas públicas voltadas para a educação, garantindo para todos o direito à educação.

“Eu não tenho experiência, o que eu faço?”

Se você não tem muita experiência, o melhor caminho é começar pelo desenvolvimento técnico. Procure fazer um curso técnico ou profissionalizante na área de atuação que mais te interessa. Outra opção é ingressar em uma graduação e caso já seja formado, a pós-graduação também pode ser uma alternativa.

 “Eu tenho experiência, como ingressar no mercado?”

Se você já tem uma experiência e um conhecimento técnico na sua área, procure estar sempre atualizado e alinhado com o mercado. Tente explorar o mercado mesmo fora dele. Conheça as empresas e as possibilidades de trabalho que são oferecidas. Pense sobre qual tipo de empresa você gostaria de trabalhar e pesquise sobre os requisitos e tipos de contração. 

Falando de Estágio e mercado de Trabalho

Se você é jovem e está procurando sua primeira oportunidade de trabalho ou estágio, a dica é: ENCARE. Tenha coragem e pró atividade! Não tenha medo de dar o primeiro passo, se arriscar e se lançar em novos desafios. Muitas coisas a gente só aprende na prática durante a vida profissional, então aproveite todas as oportunidades para aprender. 

Se você está na universidade, aproveite todos os recursos que a instituição disponibiliza para os alunos. Muitas universidades oferecem algum tipo de suporte como: ajudar a construir currículo, identificação de talentos, banco de vagas de estágio, parceria com empresas.

Siga a gente nas redes sociais