A insegurança é um sentimento caracterizado pela ansiedade ou nervosismo, às vezes confundida com a timidez. Uma pessoa insegura não consegue enxergar suas potencialidades. Ela acredita que não é capaz de encarar os desafios da vida. Normalmente se sente inexperiente e fraca.
Todos esses sentimentos afetam de forma muito negativa o dia a dia da pessoa. Ela pode abrir mão de grandes oportunidades e experiências por não se sentir segura para viver aquilo. Por isso é muito importante desenvolver a habilidade de lidar com essa insegurança. Separamos algumas dicas que podem ajudar!
Identifique suas inseguranças
Reflita sobre as situações que mais te deixam inseguro(a). Por exemplo: uma entrevista de emprego; uma apresentação de trabalho; um relacionamento.
Depois de identificar as situações pense sobre por que elas te causam insegurança, avalie o que está por trás dessa insegurança: Será que você não se sente capaz, será que você tem medo de não atender às expectativas das pessoas, será que você não se sente merecedor(a)?
Não se cobre tanto
É comum pessoas inseguras terem um nível de autocobrança mais alto do que o normal. É importante lembrar que todo mundo pode falhar ou errar e essas situações fazem parte do processo de aprendizado. Então se permita errar para melhorar!
Valorize suas vitórias
Assim como é comum pessoas inseguras se cobrarem mais, também é comum acharem que não merecem suas conquistas. Suas vitórias são frutos dos seus esforços e competências, valorize e reconheça esse momento!
Desenvolva novas competências
Outra forma de enfrentar a insegurança é se preparar para a situação que te deixa inseguro(a). O estudo e a prática ajudam a criar autoconfiança para enfrentar as situações.
Desenvolva a sua autoconfiança
A autoconfiança está relacionada com a capacidade de socialização e adaptação diante dos desafios da vida! Ninguém nasce autoconfiante, isso é desenvolvido ao longo da vida. Se for preciso, busque ajuda profissional para entender mais a fundo suas dificuldades e desenvolver autoconfiança.