Como o viés comportamental influencia nossas escolhas?

O processo de tomada de decisão pode ser influenciado por fatores que vão além das informações que estão disponíveis. Entenda!

Você já ouviu falar em viés comportamental? Essas são crenças, tendências e princípios que todos têm. Ou seja, são fatores que dão ao cérebro a base para a tomada de decisões e para realizar julgamentos. 

Quando falamos em qualquer tipo de escolha, inclusive a  escolha profissional, precisamos ter clareza e conhecimentos desses vieses comportamentais: 

Um deles é a nossa história de vida, conhecida por “história de contingência de reforçamento (HCR)” na Análise do comportamento (Skinner). Nada mais é do que a forma como aprendemos, ao longo da nossa história de vida, a responder à certas situações. Todos nós temos padrões de comportamento relacionados a outras situações que já vivenciamos e certamente essas experiências podem influenciar nossa maneira de pensar e agir hoje. 

Outro viés comportamental, é o contexto em que estamos inseridos. Nossas ações e escolhas tem uma função e elas só são discriminadas se observarmos o que motivou determinado comportamento e também qual a consequência esperada depois dele.

Ou seja, além de olhar para nossa história de vida, entender nossos padrões de comportamento, precisamos também entender a motivação de nossas escolhas e qual função elas têm: o que eu busco ao realizar essa escolha?

E acredite, é difícil tomarmos consciência de todos esses vieses, por isso tomamos muitas decisões ao longo da nossa vida sem saber discriminar o que nos levou àquela vida, àquela carreira, àquele relacionamento.  A terapia é um dos caminhos que pode nos ajudar nesse processo de autoconhecimento.

Escolhas na carreira

Como exemplo de viés comportamental que pode influenciar na carreira, podemos citar a resistência a mudanças mesmo quando essa é a opção mais adequada, a tendência em escolher caminhos profissionais “tradicionais” ou a falta de confiança em seguir outra carreira.

Durante o processo de escolha profissional vários fatores são levados em consideração, inclusive questões comportamentais e culturais. Mas é extremamente importante identificar os preconceitos, crenças e julgamentos que podem impactar negativamente a sua escolha. 

Lembre-se: não existe escolha profissional correta e sim escolha segura. E para realizar uma escolha segura a palavra chave é autoconhecimento. Entender e identificar seus valores, habilidades, interesses e influências irá te ajudar a escolher a profissão que mais faz sentido para você! O processo de orientação profissional é o mais indicado para aumentar seu autonhecimento relacionado à questões de carreira.

Esse texto foi inspirado no texto de Patrícia Dalpra em “O Futuro das Coisas”: https://ofuturodascoisas.com/vies-comportamental-e-o-impacto-em-nossas-escolhas-de-vida-e-carreira/

Siga a gente nas redes sociais

× Como podemos te ajudar?