Descanso: faz bem para a mente e para a produtividade!

É muito comum sentir-se culpado por descansar ou por não fazer nada, mas é preciso mudar esse pensamento! Descansar é essencial para a saúde mental.

Nos últimos anos o mercado de trabalho mudou muito. A cobrança por resultados aumentou e consequentemente as pessoas passaram a focar muito mais em atingir as metas, abrindo mão do seu descanso,  o que gera consequências na sua saúde mental.

Todo mundo já ouviu aquela frase “estude enquanto eles dormem”. Ou seja, de um tempo para cá passou-se a normalizar a alta produtividade (muitas vezes desumana) e a desvalorizar o tempo de lazer e de descanso. O prazer de não fazer absolutamente nada, foi nesses casos, substituído pela culpa de não estar sendo produtivo.

Descansar é necessário!

A falta de descanso é algo extremamente problemático e pode acarretar em diversos problemas de saúde, tanto físicos quanto mental. A preocupação constante e exagerada em ser produtivo(a) gera um estresse emocional muito grande. Além disso, pode provocar perda de memória, desatenção, irritabilidade, insônia, dores no corpo, etc…

Então será que ser produtivo 100% do tempo é o melhor caminho para atingir um objetivo profissional?

Pausas são extremamente importantes para a manutenção da saúde mental! O tempo de descanso e relaxamento não é um ”tempo perdido”. Pelo contrário, ele ajuda a restaurar a atenção e a motivação, estimula a produtividade e a criatividade e é essencial para atingirmos nossos mais altos níveis de desempenho.

Lembre-se: uma cabeça descansada irá pensar melhor que uma cabeça estressada e cansada!

O que fazer para diminuir o sentimento de culpa?

Comece organizando suas atividades e  deixe reservado um período de pausa. Faça uma análise do seu dia e veja qual o melhor momento para essas  pausas.

Quando for fazer um trabalho muito grande ou complexo, separe 15 minutos para um intervalo. Não precisa ser muito, aproveite esse tempo para comer algo, para respirar um ar puro ou somente esticar as pernas. 

Outra opção é se dar  uma recompensa.

Busque reforços positivos quando você conseguir fazer o que programou.Por exemplo: Se hoje você foi muito produtivo, mais do que esperava, amanhã faça algo que gosta (assistir série, ir ao cinema, dar uma volta no parque) ou simplesmente não faça nada.

Respeite seus limites! O mais importante de tudo é buscar um equilíbrio e sempre respeitar seus limites. É claro que na teoria sempre parece mais fácil que na prática. Comece aos poucos mudando os hábitos e logo o descanso deixará de ser motivo de culpa e passará a ser parte da rotina.

Siga a gente nas redes sociais