E se eu não for capaz de exercer a profissão que eu escolhi?

Você sabia que essa é uma preocupação cada vez mais recorrente nos vestibulandos?! Por isso, separamos algumas dicas para lidar com essa insegurança!

A escolha da profissão é algo que mexe com todo mundo! São muitas variantes que se deve pensar e levar em consideração para tomar essa decisão. E claro que nesse momento um dos cenários que passa na mente é se imaginar atuando na profissão daqui a alguns anos.

E isso faz parte do processo de escolha da carreira, já que para conseguir escolher uma profissão você precisa se ver fazendo isso no futuro. Nesse momento de imaginar seu futuro, alguns medos e anseios podem aparecer, como por exemplo, sentir que não será capaz de exercer a profissão escolhida.

Temos notado que essa aflição vem aumentando entre os vestibulandos nos últimos anos. Por isso, separamos quatro perguntas para você refletir sobre isso e que poderá te ajudar a lidar com esse sentimento!

Você sabe quais são as habilidades necessárias para exercer essa profissão?

Cada profissão possui habilidades que podem ser desenvolvidas durante o curso. No seu processo de escolha você dedicou um tempo para identificar quais habilidades são desenvolvidas na profissão que você escolheu?

Será que você tem essas habilidades? Se não, qual é o seu interesse em desenvolvê-las?

Aqui é importante ressaltar que habilidades são aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida. Então caso não tenha uma habilidade específica do curso escolhido, você poderá desenvolvê-la. Mas antes de qualquer coisa você precisa identificar se tem interesse em aprender essas habilidades.

O que você considera ser “suficiente”?

Pense sobre isso, será que você não está se cobrando demais? Você costuma ser muito exigente consigo mesmo em relação a tudo? Você ainda nem começou a faculdade e não teve a oportunidade de aprender tudo que precisa para iniciar no mercado de trabalho.

Já pensou que errar faz parte do processo de aprendizagem?

Errar é humano! Durante a vida cometemos muitos erros e aprendemos com eles. Na vida profissional é a mesma coisa. Com certeza a pessoa mais “bem sucedida” cometeu diversos erros ao longo da carreira e ainda irá cometer muitos outros. Você sabia? A penicilina, o marca-passo e o Raio-x, por exemplo, foram descobertos depois de um erro. E hoje salvam a vida das pessoas.

Sentir medo é normal!

Esse sentimento faz parte do ser humano. É uma forma do nosso corpo nos proteger do que ainda é desconhecido e incerto. Mas não deixe que isso te impeça de fazer escolhas e realizar sonhos

Siga a gente nas redes sociais