Escolha profissional: como apoiar seus filhos?

Esse processo pode ser difícil para o jovem, e gerar ansiedade e insegurança. Entenda qual o papel dos pais nesse momento!

Provavelmente uma das perguntas que as crianças ouvem com muita frequência é “o que você vai ser quando crescer?”. No começo é só uma pergunta, sem nenhuma pressão, mas conforme a adolescência vai chegando e o período do vestibular se aproximando, o peso dessa pergunta aumenta.

Alguns conseguem encarar a escolha profissional de forma tranquila, mas para outros esse processo de decisão pode ser difícil e gerar muita ansiedade devido à falta de autoconhecimento, conhecimento das profissões e pressão familiar e social. 

Nesse caso o apoio dos pais é fundamental para ajudar os filhos a passarem por esse momento de maneira mais tranquila e saudável. 

Dicas para auxiliar seu filho em sua escolha profissional: 

Dialogue! 

Busque conversar com seus filhos para entender como eles estão se sentindo nesse momento. Ouça de maneira empática, tomando cuidado para não projetar os seus medos e desejos em cima dos seus filhos.

Não imponha sua vontade!

Esse é o momento do jovem decidir, não deixe que a sua opinião ou aquilo que você acha que deveria ser feito influencie na escolha do seus filhos. É sempre importante explicar a razão de suas preocupações e que você deseja que seus filhos tenham vidas agradáveis e felizes, mas a escolha final é deles!

Auxilie no autoconhecimento e nas pesquisas sobre as profissões

Nessa fase é muito comum que os adolescentes não tenham repertório o suficiente para saber sobre si mesmo e o mundo das profissões. Por isso, é papel dos pais ajudá-lo a identificar preferências, interesses, habilidades com comentários assertivos e elogios. Além disso, os pais podem pesquisar junto com os filhos sobre a realidade das profissões, podem facilitar interações e até visitas com profissionais de diferentes áreas.

Aceite a escolha!

Como pais é normal criar expectativas e sempre desejar o melhor para os filhos, mas é muito importante respeitar, aceitar e apoiar a escolha dos filhos mesmo que não concorde de alguma forma. 

Acolha!

Independente da escolha, apoie e se coloque como porto seguro do jovem. Mostre que você está ali para qualquer coisa. Afinal, a casa com o conforto dos pais deveria ser o ambiente mais seguro para qualquer pessoa.

Lembre-se: os pais são peça muito importante durante o processo de escolha profissional. Seja gentil e tenha empatia com seu filho!

Siga a gente nas redes sociais

× Como podemos te ajudar?