O esgotamento profissional vem se tornando cada vez mais comum. O Brasil é o segundo país no mundo com maior registro de casos. Existem formas de tratar e prevenir, porém, a falta de conhecimento sobre a síndrome de Burnout e seus sintomas ainda é um grande problema.
O que é Burnout ou esgotamento profissional?
Essa síndrome é um distúrbio emocional que apresenta sintomas de cansaço extremo e esgotamento físico que são consequência de situações de trabalho desgastante e exaustivas. A principal causa do esgotamento profissional é justamente o excesso de trabalho e a rotina sob pressão. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.
Quais são os sintomas?
O Burnout pode apresentar uma série de sintomas. Eles podem ser mentais e físicos, como: Cansaço excessivo, Insônia, Dificuldades de concentração, Sentimentos de fracasso e insegurança, Negatividade constante, Sentimentos de derrota e desesperança, Sentimentos de incompetência, Alterações repentinas de humor, Isolamento, Fadiga, Dor de cabeça, Dor muscular, Pressão alta. A doença pode se apresentar nas pessoas de forma distinta e que a pessoa não necessariamente irá apresentar todos os sintomas. Vale ressaltar que o diagnóstico só pode ser feito por um psicólogo ou psiquiatra.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir o esgotamento profissional é buscar uma vida mais equilibrada e atividades que diminuam o estresse no trabalho. Por exemplo:
– Realizar atividades de lazer
– Definir tempo para ficar com amigos e família
– Fazer atividades para se distrair, como ir ao cinema, passear no parque, etc…
– Fazer atividades físicas
– Procurar ter uma boa noite de sono
– Se permitir descansar sem culpa
Lembre-se: os cuidados com a sua saúde mental são essenciais e se você apresenta algum sintoma procure ajuda de um profissional.