Antes de qualquer coisa é preciso entender o conceito de habilidade! Popularmente o termo “habilidade” ficou conhecido como “dom”. Ou seja, é algo que a pessoa gosta de fazer e faz bem! Mas vale ressaltar que ninguém nasce com dom ou habilidade em alguma, justamente porque isso é desenvolvido com a prática e o tempo.
Por exemplo, se uma pessoa desenha bem, com certeza ela não faz isso com excelência desde sempre. Com o passar dos anos ela foi desenvolvendo técnicas e melhorando a sua habilidade em desenhar. Por tanto, se hoje você não tem uma habilidade, mas gostaria de ter é possível aprender e desenvolver.
Agora vem a pergunta: Como identificar minhas habilidades? Separamos 5 dicas que irão te ajudar nisso!
1. Peça ajuda as pessoas próximas
Pergunte aos amigos e familiares em que atividades eles acham que você se sai bem. Preste atenção no que as pessoas dizem sobre você e sobre suas características.
2. Observe seu dia a dia
Faça uma auto observação durante as tarefas que você realiza no seu dia a dia. Avalie em quais você se sai melhor, quais você tem mais dificuldade e qual você mais gosta de fazer.
3. Preste atenção nos seus hobbies
As atividades que você gosta de fazer pode dizer muito sobre as suas habilidades. Analise quais são eles e o que eles dizem a você.
4. Interesses x Habilidades
Existe uma diferença entre eles: nem sempre gostamos das coisas que sabemos fazer e nem sempre sabemos fazer aquilo que gostamos. Por isso é importante ressaltar que habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas!
5. Novas atividades
Se aventure em descobrir o novo. Testar novas atividades e dizer sim a novas oportunidades pode te ajudar a descobrir habilidades que você nem imaginava que tinha.
Além dessas dicas, também existem testes psicológicos especializados em avaliar habilidades a fim de realizar uma escolha profissional que seja compatível com suas habilidades.
Conseguir identificar suas habilidades faz parte de um processo de autoconhecimento. Por isso, lembre-se: escolher uma profissão que esteja alinhada com as suas habilidades e interesses é o primeiro passo para uma realização profissional.