“Meu filho não passou no vestibular, como posso ajudar?”

Lidar com o fato de não ter passado no vestibular pode ser difícil para o estudante! Por isso, separamos algumas dicas de como ajudar seu/sua filho(a) a encarar esse momento. Confira!

O resultado do vestibular é algo muito aguardado pelos jovens que se dedicaram  um ano inteiro de estudo. Para quem passa é um sentimento de vitória, mas para aqueles que não conseguiram passar fica a sensação de derrota e frustração.

Esse sentimento vale para os pais também. É muito mais fácil saber como reagir no primeiro caso, de conquista, do que no caso de não aprovação. Nessa situação é importante lembrar que seu/sua filho(a) provavelmente está triste com o resultado e que precisa do seu apoio. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer nessa situação!

Procure conversar  

O primeiro passo é chamar o(a) jovem para conversar. Pergunte como ele(a) está se sentindo. Reconheça os esforços realizados neste último ano e mostre que você acredita no potencial dele(a) para tentar novamente no próximo ano.

Essa conversa precisa ser uma conversa tranquila, não é o momento de broncas ou de cobranças. Caso você acredite que seu/sua filho(a) precisa se dedicar mais, procure falar isso de forma construtiva e ofereça ajuda se for necessário.

Respeite o tempo de recuperação

O(a) jovem já está tendo que lidar com uma frustração nesse momento, portanto respeite esse tempo. Ele(a) precisará de alguns dias para absorver e lidar com isso. Quando ele(a) estiver melhor, vocês podem sentar juntos para determinar qual será o plano para o próximo ano.

Estabeleça uma estratégia 

Procure entender o que aconteceu no último ano que pode ter atrapalhado o desempenho na prova. Será que foi algum fator emocional ou será que faltou estudar algumas matérias. Depois que conseguirem definir isso, procurem por estratégias que possam ajudar nesses pontos. 

Seja gentil

Nesse momento lembre-se sempre que seu/sua filho(a) precisa de apoio. Se coloque no lugar dele(a) e pense o que estaria sentindo se isso acontecesse com você! As broncas e sermões podem ser reservados para outro momento.

Siga a gente nas redes sociais