Ao longo dos últimos anos tem se falado mais sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e principalmente sobre os mitos da depressão. Infelizmente muitos ainda veem transtornos psicológicos como frescura ou “mimimi”. Mas a verdade é que a depressão é uma doença que afeta o cotidiano do indivíduo, traz sofrimento e possui tratamento.
Dito isso, é importante saber o que não falar para pessoas que estão passando por um momento de sofrimento psicológico. Assim, ao invés de intensificar o quadro, é possível ajudar a pessoa a enfrentar esse período difícil. Separamos algumas dicas. Confira:
Não minimize o sofrimento da pessoa
Frases como “não é tão ruim assim” ou “isso é frescura” ou “você precisa se animar” não devem ser ditas para alguém que está sofrendo. Isso faz com que a pessoa acredite que seus sentimentos não são válidos e que você não está levando a sério a situação.
Não dê conselhos não solicitados
Provavelmente a pessoa precisa apenas de uma escuta e não necessariamente alguém que traga possíveis soluções para seus problemas. Por tanto, evite dar conselhos quando o mesmo não for solicitado e, principalmente, evite tentar resolver o problema da pessoa. Muitas vezes esses problemas podem ser maiores do que a pessoa (ou você) pode lidar nesse momento.
Não pressione a pessoa a falar
Falar sobre os sentimentos é importante. Oferecer apoio e uma escuta atenta também é. Mas se a pessoa não quiser falar neste momento, não pressione. Talvez ela não esteja pronta. Dê a ela o espaço para se manifestar quando se sentir pronta. Apenas mantenha-se disponível.
Não julgue
Evite fazer julgamentos! Cada pessoa lida e sente de maneira diferente os acontecimentos da vida. Ofereça empatia e compreensão.
Não ignore sinais de alerta
Fique atento aos sinais. Falas sobre se machucar ou tirar a própria vida são preocupantes. Se perceber que a pessoa pode estar em risco iminente não ignore. Busque ajuda profissional para que a pessoa possa ter ajuda a lidar com esses sentimentos ruins.