O que você quer ser quando crescer?

Com certeza alguém já te perguntou isso quando criança. Esse é um questionamento que começa lá na infância, mas continuam nos cercando ao longo da vida.

Quantas vezes você ouviu essa pergunta durante a sua infância? A famosa questão “o que você quer ser quando crescer?” estava na redação que a professora da escola pedia para fazer ou nos questionamentos dos familiares.

 Normalmente a resposta estava associada com alguma brincadeira da preferência. Se gostava de brincar de escolinha a resposta automaticamente seria professor(a), por exemplo.

Com o passar dos anos essa pergunta deixa de ser simples e passa a ser algo que nos faz refletir antes de responder. Afinal, nos damos conta que a resposta para ela é sobre a nossa futura profissão.

Será que eu ainda quero isso?

 Você já parou para pensar se a resposta que você dava para essa pergunta quando era criança ainda faz sentido hoje? Pode ser que você não queira mais ser médico(a) por exemplo, mas será que você ainda não tem afinidade com a área da saúde?

Refletir sobre isso pode te ajudar na escolha da sua profissão hoje. Principalmente porque um dos caminhos para realizar uma escolha consciente é conseguir identificar seus interesses, influências e habilidades.

Profissão dos sonhos

 Algumas pessoas seguem a profissão que idealizavam desde pequeno, mas isso não é uma regra. Se hoje você não se imagina fazendo aquilo que falava quando era criança, está tudo certo.

É muito difícil conseguir escolher uma profissão, e uma criança não tem maturidade nem vivências o suficiente para isso. Com o passar dos anos crescemos e amadurecemos, e assim nos tornamos capazes de escolher aquilo que é mais adequado para nós naquele momento.

Então não se culpe se seus objetivos ou interesses mudaram. Isso é completamente normal! Faz parte do crescimento e do processo de autoconhecimento.

Siga a gente nas redes sociais