- (41) 3205-4446
- contato@gamaop.com.br
Iniciamos explorando o conceito por meio de perguntas reflexivas sobre nossas vidas nos últimos dois meses. Os participantes foram incentivados a avaliar sua satisfação em diferentes aspectos, como saúde física e mental, relações familiares e amorosas, e realização profissional.
Fizemos uma analogia com o sistema imunológico destacando a importância de um sistema equilibrado para eliminar “células ruins” e manter a qualidade de vida. Discutimos também a “roda da vida”, abordando áreas como desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, contribuição social e hobbies.
Enfatizamos a influência dos comportamentos e da mente na saúde física e a importância de evitar o “piloto automático”, e concluímos refletindo sobre os valores pessoais, sua evolução ao longo da vida, e como eles orientam nossas decisões e prioridades.
À pedido da empresa Triunfante, realizamos novamente uma palestra com o tema: Marketing Pessoal, mas agora na filial de São José dos Campos. Nela abordamos temas como imagem pessoal e profissional, habilidades e competências, comunicação verbal e não verbal, e comunicação não violenta.
Acreditamos que os funcionários de todos os níveis são responsáveis por expressar os valores de uma empresa, tanto visto de fora, quanto vivenciado por dentro.
É muito importante ficarmos atentos ao modo como nos portamos durante o horário de trabalho. O jeito que agimos em relação aos colegas e aos produtos da empresa reflete diretamente no resultado.
Sempre estamos nos comunicando de alguma forma, e o ideal seria que sempre estivéssemos atentos em como essa comunicação afeta não somente a mim mesmo, mas também aos outros.
Em parceria com o SESC, realizamos duas oficinas de Orientação Profissional com adolescentes para ajudá-los a entender melhor suas opções na escolha da profissão, e escolher de maneira mais decisiva um caminho que seja condizente com aquilo que faz sentido para cada um.
Tivemos tempo e espaço para nos conhecermos melhor, conversar sobre a realidade das profissões, sobre trabalho, escolhas, futuro, possibilidades e outras coisas. Obviamente, tudo de maneira didática, lúdica e interativa. Afinal, sabemos como não é fácil reter a atenção de um adolescente por mais de uma hora sem que eles percam o foco. Sabendo disso, sempre adaptamos os assuntos e a forma de apresentá-los.
Aplicamos também, como de costume, um teste de Avaliação de Interesses Profissionais (AIP), uma vez que é uma ferramenta excelente para auxiliar no processo de autoconhecimento na jornada da escolha profissional. Além disso, sempre procuramos adaptar as atividades para adolescentes com diferentes necessidades, como foi o caso nestes eventos.
Para os colaboradores do Hospital IPO, foi feita uma palestra sobre Respiração e Relaxamento, conduzida pelo nosso estagiário de Psicologia. Com a correria do dia a dia, acabamos não dando a devida atenção à uma respiração profunda e consciente e para um descanso adequado. Por isso, o foco principal foi ensinar a importância desses dois fatores essenciais para a saúde tanto física quanto mental.
Explicamos sobre como funcionam esses mecanismos e como eles afetam o dia a dia mesmo que nós não percebamos. Também qual a função da respiração na regulação da ansiedade e do estresse, qual a diferença entre descanso e sono e quais os fatores que podem afetar o descanso, o que altera a qualidade do sono e, por consequência, do trabalho, do lazer e das nossas relações interpessoais. Além disso, passamos exercícios de respiração e relaxamento. Os participantes aprenderam a respirar de maneira correta e sentiram na prática os efeitos. Ao final da palestra, também aprenderam um exercício de descontração, que pode ser feito a qualquer momento do dia para ajudar a descansar o corpo, a mente e mudar o foco da atenção caso tenha tido uma situação complicada.
O clima foi de bastante descontração, já que a aplicação dos exercícios promove uma sensação de leveza física e mental. É ótimo poder ajudar quem trabalha em hospitais, uma vez que é o público mais propenso a sofrer de burnout.
Em 17/04/2023, demos uma palestra sobre saúde mental para adolescente, em conjunto com o Centro de Promoção de Agentes de Transformação – CEPAT, que é uma ong que trabalha em defesa e garantia de direitos e formação política cidadã.
Conversamos sobres mitos e tabus da saúde mental, onde desmentimos as principais informações equivocadas sobre o assunto. Também promovemos psicoeducação, que consistiu em explicar sobre os sentimentos e ajudar os ouvintes a promover uma auto observação, além de ensinar estratégias para lidar com momentos de ansiedade, como o que fazer ou não fazer, e hábitos que podem ajudar a preservar a saúde mental.
Por último, entregamos um folheto, produzido por nós, contendo os locais de Curitiba nos quais os adolescentes, ou qualquer outra pessoa que precise, pode procurar por ajuda em relação à sua saúde mental independente da renda.
Esta palestra foi desenvolvida para pais ou responsáveis de crianças e adolescentes do Colégio SESC – Centro em Curitiba em Janeiro de 2024. Mostramos como estilos parentais diferentes têm resultados diferentes, e nem sempre bons, no desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança.
Conversamos também sobre formas diferentes de se comunicar que tem um impacto positivo, além de estratégias para entender melhor a criança ou adolescente e ser, de fato, física e emocionalmente presente. A percepção que o adolescente tem de “presença dos pais” é diferente da que os adultos têm.
Além disso, trouxemos a reflexão de ser um modelo de autorregulação emocional, afinal é injusto exigir algo que nem nós mesmos conseguimos manter. Afinal, o adolescente aprende e se desenvolve através do exemplo.
Em Janeiro de 2024 realizamos um treinamento de gerenciamento das emoções para o preparo no pré-vestibular, destinado aos professores do SESC.
Entendemos que, antes de pensar em agir, o profissional responsável pelos adolescentes, neste caso os professores, precisam entender, ou relembrar, como funciona a saúde mental dos alunos, e como ela é afetada pelos tempos atuais.
Tendo passado por este tema, trouxemos informações que ajudam a perceber mudanças que não são comuns no comportamento dos adolescentes, e que podem estar relacionados à mudanças na saúde mental. Também mostramos quais situações a escola pode e deve intervir para ajudar no cuidado, assim como estratégias que podem ser aplicadas.
Por último, conversamos sobre algo muito importante e que é, infelizmente, muitas vezes negligenciado: a saúde mental do professor. O profissional que se dobra até não aguentar mais para garantir a educação da próxima geração. Este tema é muito caro para nós, pois sabemos que é extremamente difícil cuidar do outro quando não temos condições de cuidar de nós mesmos.
À pedido da empresa Triunfante, realizamos uma palestra com o tema: Marketing Pessoal. Nela abordamos temas como imagem pessoal e profissional, habilidades e competências, comunicação verbal e não verbal, e comunicação não violenta.
Acreditamos que os funcionários de todos os níveis são responsáveis por expressar os valores de uma empresa, tanto visto de fora, quanto vivenciado por dentro.
É muito importante ficarmos atentos ao modo como nos portamos durante o horário de trabalho. O jeito que agimos em relação aos colegas e aos produtos da empresa reflete diretamente no resultado.
Sempre estamos nos comunicando de alguma forma, e o ideal seria que sempre estivéssemos atentos em como essa comunicação afeta não somente a mim mesmo, mas também aos outros.
Em setembro de 2023 foi realizada uma fala para diretoras(es) das escolas municipais de São José dos Pinhais, foi abordado a essência da liderança na educação, destacando sua natureza inspiradora e destacando que ser um líder vai além da gestão
Explicamos como a liderança pedagógica e psicológica pode moldar um ambiente propício ao crescimento dos alunos, enfatizando a importância de compreender e modelar comportamentos desejados.
Discutimos a relevância de os líderes conhecerem seus valores e os dos professores, além de explorar estilos de liderança positivos, como participativo, transformacional e democrático, que promovem um ambiente colaborativo e motivador.
Além disso, destacamos a necessidade de promover a autonomia e reconhecer as contribuições de todos os membros da equipe para criar uma cultura positiva para um ambiente escolar mais eficaz e positivo.
Em parceria com o SESC, fizemos uma palestra sobre saúde mental nas escolas, destinada para professores. A demanda sobre esse assunto está cada vez mais alta, principalmente após a pandemia. Como as crianças e adolescentes estão passando cada vez mais tempo nas escolas, se torna ainda mais importante que os professores tenham conhecimento e consciência de como está e como agir, de acordo com o que é trazido pelos alunos de maneira direta ou indireta.
Além disso, também existe a necessidade de olhar para a saúde mental dos educadores, pois são eles os adultos que mais têm contato com as crianças e adolescentes hoje em dia e carregam a enorme responsabilidade de educá-los.
Ensinamos estratégias de autocuidado e de educação emocional (tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes), para que os professores também possam estar atentos às próprias emoções e sinais fisiológicos. Afinal, quem cuida de quem cuida?
O Colégio Medianeira nos convidou para uma conversa com os alunos do 1º ano do ensino médio dentro da disciplina de projetos da vida, que segue o regimento do novo ensino médio. O projeto do novo ensino médio prevê que temas do mundo profissional sejam abordados desde o 1º ano, com isso os adolescentes precisam escolher qual a área do conhecimento que gostariam de aprofundar seus interesses.
Com essa mudança, as escolas precisam passar por uma atualização com relação a expansão de conhecimento técnico-teórica e ao mesmo tempo trazer o lado prático da vida pós escola.
Justamente para atender a essas novas necessidades, nossa palestra aos alunos teve como objetivo ensinar formas de explorar o autoconhecimento, suas principais habilidades e seus interesses. Apresentamos algumas dicas e formas de ajudar os adolescentes a se conhecer mais, para que então eles consigam, de forma consciente, fazer a escolha da área do conhecimento que gostariam de aprofundar.
Nossa participação dentro da disciplina foi muito boa. Tivemos a oportunidade de falar com cinco turmas de aproximadamente 40 jovens para uma fala mais intimista. Os alunos se mostraram muito participativos e interessados na proposta que apresentamos.
Em setembro de 2021, fomos convidadas para palestrar aos alunos do ensino médio do Programa Bom Aluno.
O principal objetivo da palestra foi correlacionar a escolha profissional com o Jogo RPG, indicando como nossas aptidões e características pessoais podem se relacionar com nossas escolhas do jogo e da vida real.
Alguns temas principais discutidos na palestra:
No ano de 2019 fomos convidadas pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/PR) para realizar este Workshop na Faculdade de Pato Branco (FADEP) direcionado à alunos de psicologia e psicólogos recém formados.
A possibilidade de pensar na carreira de uma forma estruturada e empreendedora, divertiu e promoveu muitas reflexões nos participantes.
O processo de iniciar uma carreira perpassa pela insegurança causada pelo medo do desconhecido. O psicólogo recém-formado, possui um desconhecimento do mercado, de como monetizar seu conhecimento e dificuldade em trilhar seu planejamento estratégico profissional.
A metodologia proposta envolve referenciais do marketing e do empreendedorismo aplicadas ao contexto da psicologia.
O Workshop teve como objetivo ajudar os psicólogos recém formados a:
Em agosto de 2019, fomos convidadas pelo Ministério Público do Paraná para palestrar sobre o tema “Orientação Profissional e desenvolvimento de carreiras” para todos os estagiários da sede de Curitiba: estagiários de ensino médio, graduação e pós-graduação, no Guairinha (parte do Centro Cultural do Teatro Guaíra) em Curitiba/PR.
Com públicos tão diferentes, abordamos fatores relacionados a primeira escolha profissional, escolhas durante a graduação, a vida profissional do recém formado e planejamento de carreira para aqueles que estão em fase de especialização.
A palestra online, em novembro de 2020, foi oferecida em parceria com o Centro de Estudos Mandando Bem, de Curitiba. A Mandando Bem oferece aulas particulares de redação e outras disciplinas.
Nosso objetivo foi ajudar os pais a entender como ajudar seu(sua) filho(a) nas diferentes etapas da escolha profissional: autoconhecimento, conhecimento da realidade da profissão e a tomada de decisão.
Além disso, falamos sobre estilos parentais, autonomia e como estimular a autoconfiança dos adolescentes!
Se interessou por esse tema? Estamos à disposição para ajudá-lo no que for necessário, entre em contato conosco.
À pedido da empresa Triunfante, realizamos novamente uma palestra com o tema: Marketing Pessoal, mas agora na filial de São José dos Campos. Nela abordamos temas como imagem pessoal e profissional, habilidades e competências, comunicação verbal e não verbal, e comunicação não violenta.
Acreditamos que os funcionários de todos os níveis são responsáveis por expressar os valores de uma empresa, tanto visto de fora, quanto vivenciado por dentro.
É muito importante ficarmos atentos ao modo como nos portamos durante o horário de trabalho. O jeito que agimos em relação aos colegas e aos produtos da empresa reflete diretamente no resultado.
Sempre estamos nos comunicando de alguma forma, e o ideal seria que sempre estivéssemos atentos em como essa comunicação afeta não somente a mim mesmo, mas também aos outros.