Independente da fase que você estiver na sua vida, pensar sobre seu futuro e sobre seus objetivos profissionais é essencial. Se você já parou para refletir sobre como será sua carreira daqui 5, 10 ou 20 anos, você já deu o primeiro passo para a criação de um plano de carreira. Se você ainda não refletiu sobre isso, propomos esse exercício.
O que é plano de carreira?
O plano de carreira nada mais é que um planejamento com objetivo de aprimorar suas habilidades para atingir uma meta profissional. Independente de qual for o seu objetivo, colocar em prática o seu plano de carreira vai exigir muita dedicação e planejamento.
Quem pode fazer um plano de carreira?
Uma das perguntas que sempre surge quando falamos em plano de carreira é: “O plano de carreira é apenas para quem está entrando no mercado de trabalho agora?”. E a resposta é não! Se você está no seu primeiro primeiro emprego ou se você já está no mercado há algum tempo, nunca é tarde para começar um plano de carreira.
Outro ponto importante é que qualquer profissional, independentemente de trabalhar como PJ, autônomo ou CLT, pode fazer um plano.
Sinais que você deveria ter um plano:
Em algum momento você já sentiu que sua carreira está estagnada? Ou se sentiu perdido(a) sobre qual caminho seguir na carreira? Talvez esse seja um bom momento de sentar e estipular metas para o seu futuro profissional.
Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez durante a sua carreira? Ou fez algo novo para desenvolver uma nova habilidade ou alcançar algo novo? Esse pode ser o momento para sair da zona de conforto e viver novas aventuras e desafios profissionais.