Por que é tão difícil escolher uma profissão?

A escolha profissional pode ser um momento muito desafiador na vida de uma pessoa. aqui explicamos um pouco do porque isso acontece.Confira!

Quem nunca ouviu a famosa frase: “o que você vai ser quando crescer?”. Uma pergunta tão simples, que as crianças respondem facilmente sem pensar muito. Normalmente a resposta sempre está relacionada com alguma brincadeira que gosta. 

Mas com o passar dos anos esse simples questionamento pode se tornar algo assombroso. Conforme a pessoa cresce, vai entendendo que logo logo terá que escolher sua profissão. E normalmente essa escolha ocorre quando ainda se é muito jovem. 

Turbilhão de emoções

Essa fase da vida é repleta de dilemas e emoções que é preciso lidar. Saber quem é, o que quer e para onde quer ir é só a ponta do iceberg de sentimentos. Além disso, a pessoa precisa lidar com a rotina de estudos, datas de vestibulares e a pressão de ter um bom resultados nas provas. 

Muitas opções

A diversidade de cursos pode ser uma grande dificuldade para aqueles que estão completamente perdidos ou confusos com relação à qual caminho seguir. Por isso, é muito importante pesquisar muito sobre a realidade das profissões e sobre o mercado de trabalho. Assim fica mais fácil de filtrar aqueles cursos que mais fazem sentido para você.

Influências

Todo mundo é influenciado de alguma forma pelas pessoas ao redor. Porém, algumas influências podem atrapalhar ou dificultar o processo de escolha profissional. Muitas vezes, a pessoa pode acabar fazendo sua escolha baseada na opinião ou desejo de amigos e familiares, deixando de lado seus próprios objetivos. Por essa razão, é preciso saber identificar essas influências, tornando-as conscientes para conseguir filtrar no momento de realizar a sua escolha.

A escolha profissional pode ser mais fácil?

O caminho para que esse período não seja tão difícil é o autoconhecimento. A partir do momento que você consegue identificar suas habilidades, interesses, valores, as influências, fica mais fácil fazer uma escolha mais consciente. 

O processo de orientação profissional com uma psicóloga passa por todas essas etapas, facilitando uma escolha profissional mais segura. 

Siga a gente nas redes sociais