O ano de vestibular pode ser assustador, principalmente para um adolescente que está fazendo a sua primeira escolha. Esse é um período que não se resume apenas aos estudos. É preciso lidar com a mudança de rotina, ansiedade, insegurança e com a cobrança que vem de todos os lados.
O vestibulando acaba se sentindo pressionado a ter um “bom” resultado na prova para garantir a vaga na universidade. E esse sentimento pode acabar atrapalhando seu desempenho.
Como ajudar?
Nesse caso, a função dos pais e da família é ajudar o jovem a passar por esse período de maneira mais leve. O primeiro passo é entender que o adolescente está passando por um momento único.
Ser compreensivo e dar suporte para a rotina de estudo pode ajudar a diminuir a pressão que naturalmente já existe nesse período. O principal de tudo é evitar cobranças excessivas e fazer comparações. As pessoas são únicas, cada um tem seu tempo e seu maneira de encarar as coisas.
Nem toda a pressão gera a mesma reação:
Essa aqui é uma dica que vale para várias ocasiões e não só para ajudar quem está se preparando para o vestibular: Cuidado, NÃO MINIMIZE A DOR DO OUTRO!
Às vezes somos levados a acreditar que só porque já vivenciamos uma situação e conseguirmos superar que todos vão conseguir fazer o mesmo… Mas infelizmente não é assim.
As pessoas não reagem da mesma forma a mesma situação. Se você encarou tranquilamente o período de vestibular, não quer dizer que seu filho ou sua filha irá encarar da mesma forma, por exemplo. Às vezes a pressão que você aguentou tranquilamente, para outra pessoa é muito mais difícil de aguentar.
Lembre-se: é muito melhor apoiar e ter empatia! Apoie seu vestibulando (: