Quantas vezes você acordou em uma segunda-feira e pensou com desânimo: “mais uma semana de trabalho que terei que enfrentar”? Se sentir insatisfeito(a) com a profissão é mais comum do que podemos imaginar.
Então como é possível trabalhar com algo que goste?! A resposta é: é preciso encontrar seu propósito, saber onde se quer chegar e se planejar para atingir esse objetivo.
Como encontrar meu propósito?
Essa busca deve começar com um “Por que eu faço o que eu faço?”. O mais profundo que puder.
Antigamente a maioria das pessoas era motivada apenas pela remuneração, ou seja, “trabalho com isso porque é isso que paga minhas contas”. Mas hoje em dia esse cenário vem mudando.
Estudos mostram que colaboradores satisfeitos com seu trabalho tendem a ser mais produtivos. Então a resposta para a pergunta passou a ser uma questão mais profunda e alinhada aos valores, gostos e visão de mudo de cada um.
Conseguir identificar o “porquê” permite que você tenha uma visão melhor do cenário. Assim, você será capaz de identificar o que te motiva e será possível recalcular a rota da sua vida profissional.
Algumas perguntas podem te ajudar a refletir sobre suas escolhas e a definir seus propósitos:
1- Quais necessidades suas precisam ser atendidas para que se sinta feliz e satisfeito com o trabalho?
2- O que você espera ter como resultado/retorno do seu trabalho?
3- O que te motiva a ir ao trabalho?
Lembrando que ter um propósito e criar um plano para atingir seus objetivos é diferente de ser rígido. Nada é para sempre e mudanças podem acontecer, inclusive seu propósito pode mudar.