O Ensino Médio é um período repleto de turbilhões de emoções. É justamente nesse período que se iniciam as conversas sobre vestibular e escolha profissional. Uma decisão importante que pode causar ansiedade e insegurança. Por isso, é imprescindível aprender a cuidar das emoções, do estresse e a lidar com situações mais novas e/ou difíceis.
Estudos mostram que aproximadamente 80% dos estudantes em fase de pré vestibular apresentam algum grau de estresse ou ansiedade. E isso pode ocorrer devido ao alto nível de cobrança, pressão e insegurança sobre a aprovação no vestibular.
Por essa razão é preciso achar formas de lidar com essas situações. Separamos algumas dicas que podem ajudar:
Crie metas realistas
É importante criar uma rotina, estabelecer horários para os estudos e criar objetivos diários que estejam dentro da capacidade. Metas irreais costumam gerar níveis de frustração e ansiedade muito altos.
Converse com seus colegas
Conversar com pessoas que estão vivenciando o mesmo momento e compartilhar as ideias, angústias e até mesmo formas de lidar com a pressão pode ajudar.
Pratique atividades físicas
Inserir atividades físicas na rotina é muito importante para a manutenção da saúde mental. A prática de exercícios liberam hormônios diretamente ligados a sensação de bem estar. Se possível, opte por atividades fora de casa ou fora do ambiente de estudo, para tirar o foco dos estudos por alguns minutos e descansar a cabeça.
Rotina de sono
Muitos jovens têm o hábito de dormir tarde. Uma boa noite de sono com 8 a 10 horas de sono é indispensável para manter a saúde mental em dia. Dormir demais além do recomendado também pode ser prejudicial.
Procure ajuda
Guardar sentimentos que fazem mal não ajudam nem um pouco. O ideal é procurar por um profissional quando as coisas ficam difíceis e sentimos que não estamos dando conta.
É importante ressaltar que quando a ansiedade e o estresse estão controlados, a chance de assimilar melhor o conteúdo e melhorar os desempenhos nas provas é maior.