Antes de qualquer coisa é preciso ressaltar que não existe certo ou errado. A vida é repleta de caminhos e a direção que escolhemos seguir pode mudar durante essa jornada. Ou seja, mudar de profissão é algo completamente normal, já que normalmente a primeira escolha profissional acontece quando se é muito jovem.
Além disso, fatores como a mudança no mercado de trabalho, a insatisfação com o trabalho ou não ter as habilidades valorizadas, podem influenciar na hora de optar por uma transição de carreira.
É tão comum ouvirmos “quero mudar de profissão mas não sei o que fazer”. Este é justamente o principal objetivo do processo de orientação profissional: realizar uma escolha segura embasada em seus principais interesses pessoais, habilidades, valores, e no conhecimento da realidade das profissões de seu interesse.
É claro que o medo da mudança ou incerteza de seguir por caminho ainda desconhecido pode paralisar. Alguns questionamentos ou dúvidas podem surgir nesse momento e isso é completamente normal e faz parte do processo.
Normalmente as pessoas se perguntam sobre o que fazer com tudo aquilo que construíram e aprenderam até agora. Por isso, é importante lembrar que essas experiências adquiridas com o tempo irão agregar conhecimento para uma nova empreitada.
Se você está passando por um momento de dúvida na sua carreira, talvez esse seja o momento para você repensar e considerar seguir um novo caminho. Claro que isso pode parecer assustador em um primeiro momento, mas a vida é feita de mudanças. Sempre é importante lembrar que mudar de carreira significa que você não é a mesma pessoa da época que primeira escolha, e ainda bem!