A multipotencialidade é um termo usado para definir aquelas pessoas que possuem interesse por diferentes áreas. Elas parecem gostar de tudo, têm uma lista enorme de afinidades e conseguem desenvolver diversas habilidades e funções. Isso permite com que elas se aventurem em busca de outros conhecimentos, novos desafios e se adaptem facilmente em um novo ambiente.
Essas características eram valorizadas no século XVI, período da renascença. Um grande exemplo de multipotencialista dessa época foi Leonardo da Vinci. Ele foi músico, pintor, escritor, escultor, inventor, engenheiro, matemático, enfim, uma infinidade de ocupações.
Por outro lado, as pessoas com esse perfil acabam se entediando rapidamente e algumas vezes não conseguem desenvolver um projeto até o final. Muitas vezes, elas podem sentir-se deslocadas da sociedade, já que culturalmente somos influenciados a sermos especialistas em uma única área. Essa cultura da hiperespecialização surgiu na revolução industrial, com a demanda de profissionais especializados para a produção em larga escala de determinados produtos.
Com a globalização e o avanço das tecnologias isso está mudando aos poucos. Porém, ainda existe o mito popular de que para definir sua carreira só existe um caminho e que todos têm uma única vocação, o que só dificulta a vida das pessoas com multipotencial. As cobranças sobre isso vêm desde criança quando nos perguntam “o que você vai ser quando crescer?”.
É exatamente sobre isso que a escritora, artista e coach, Emilie Wapnick, fala em sua participação no TED Talk. Sendo uma multipotencialista, ao longo de sua vida, se sentia perdida por não encontrar seu espaço dentro do mercado de trabalho. Acreditava que havia algo errado com ela, mas depois passou a estudar sobre o assunto e entendeu como sua mente funcionava. Viu que isso não era um problema e que ela não estava sozinha, com isso conseguiu destacar as três principais habilidades de um multipotencial.
1. Agrupamento de ideias : Como os multipotencialistas possuem interesses por diversas áreas, eles são capazes de criar elos entre elas. É justamente nesse momento que podem surgir ideias inovadoras.
2. Aprendizado rápido: Pessoas com multipotencial estão habituadas a sair da zona de conforto em busca de novos desafios, isso ajuda com que elas tenham facilidade para aprender rapidamente em diversas situações.
3. Capacidade de adaptação: Eles conseguem se adaptar em qualquer situação, são capazes de se tornar aquilo que precisam ser em determinada situação. E com as mudanças que vêm acontecendo no mercado de trabalho, essa é uma característica muito importante. Hoje, por exemplo, um bom jornalista, além de ter facilidade para escrever, precisa saber lidar com a câmera, gravar, e editar.
Dito isso, vale lembrar que se você é um multipotencialista, você não está sozinho! Pessoas que possuem diversas habilidades e interesses podem ter seu espaço na sociedade. Você não precisa se prender a uma única ocupação para o resto da vida.
Assista aqui vídeo do Ted Talk sobre Multipotencial!