Transição de carreira: o que é e por onde começar?

Se você está insatisfeito com a sua escolha ou acredita que não está na profissão certa, talvez esteja na hora de seguir outro caminho.

A escolha da profissão normalmente é feita ainda muito jovem. A pessoa sai do ensino médio com 17/18 anos e precisa escolher qual carreira irá seguir. Claro que essa é uma decisão muito importante e que afeta a vida das pessoas. Mas sempre batemos na tecla que nenhuma escolha precisa ser definitiva.

As pessoas mudam ao longo dos anos, amadurecem, vivenciam novas experiências e despertam novos interesses e também novos objetivos. Quando falamos em carreira essas mudanças também podem acontecer. Ou seja, é completamente normal optar por seguir um caminho diferente durante a sua vida profissional.

O que é transição de carreira?

A transição de carreira é entendida como um processo que ocorre quando o profissional opta por mudar de área de atuação ou de profissão. Segundo a pesquisa “RE:Trabalho 2020”, feita pela Terra e a Scoop&Co com apoio da Época Negócios, foi identificado que 63% das pessoas entrevistadas já mudaram de carreira e 48% estão se planejando para fazer isso nos próximos meses. Os profissionais que estão nesse processo normalmente estão em busca de maior satisfação, realização pessoal, novos desafios e maior estabilidade. Isso também é confirmado nesta pesquisa, onde 70% dos respondentes dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósitos de vida.

Por onde começar?

O primeiro passo para começar uma mudança de carreira é identificar quais são as suas motivações para isso. Autoconhecimento é a palavra-chave! Busque se conhecer para identificar suas habilidades, interesses, valores, etc. Assim ficará mais fácil decidir qual caminho seguir.

Além disso, faça um planejamento. Muitas vezes é necessário se organizar financeiramente para então definir seus objetivos. Lembrando que é preciso estar preparado para os novos desafios que surgirão durante essa nova jornada.

A orientação profissional pode ajudar!

Diferente do que muitos pensam, a orientação profissional não é apenas para adolescentes que estão fazendo a primeira escolha. A OP pode ajudar também pessoas que estão passando por mudanças na carreira.

O acompanhamento realizado por um profissional especializado pode te ajudar a visualizar melhor qual a direção seguir. Principalmente se você se sente inseguro ou confuso sobre as suas escolhas.  

Seja com a ajuda de um profissional ou sozinho, o importante é que no fim do processo de transição de carreira você consiga encontrar a satisfação profissional.

Siga a gente nas redes sociais