A necessidade exacerbada de agradar os outros é definida pelo termo “Síndrome da Boazinha”. Esse é um termo criado pela psicóloga e doutora Harriet B. Braiker. Segundo ela, pessoas com essa síndrome tendem a se comportar dessa maneira para tentar evitar conflitos.
Esse comportamento pode gerar sérias consequências à saúde mental. A Partir do momento que existe uma preocupação excessiva em corresponder às expectativas dos outros, a pessoa tende a deixar suas próprias necessidades de lado. Ou seja, ela não se prioriza e a frustração surge por sempre achar que não é o suficiente. Consequentemente alguns sintomas como ansiedade, dores no corpo, cansaço podem surgir.
Sinais da Síndrome da Boazinha
Os principais sinais dessa síndrome são:
- dificuldade em dizer não
- medo de ser rejeitado ou de desagradar outras pessoas
- acúmulo de tarefas e compromissos
- dificuldade em fazer críticas (mesmo as construtivas)
- sofrimento e desgaste emocional, físico e mental por conta dessas dificuldades
O que fazer para melhorar?
Se você se identificou com alguns desses sinais é preciso tentar mudar esse cenário. Busque se colocar como prioridade, tente falar “não” mais vezes para as situações que não quer ou não consegue participar e busque ajuda de um profissional. O processo pode ser difícil e um(a) psicólogo(a) poderá te ajudar da melhor forma a encarar essas dificuldades.